top of page

Projeto Prática Ovina

     A ideia deste projeto surgiu frente a necessidade de bibliografias especificas nas diversas atividades desenvolvidas na ovinocultura. Como métodos de seleção, alternativas forrageiras para terminação de cordeiros, estratégias sanitárias, reprodução, cuidado com a ovelha de cria, entre tantos outros pontos importantes.

     A coletânea Prática Ovina vai lançar temas de maneira esporádica, sempre contando com a colaboração de profissionais dos respectivos temas. O tema inicial é intitulado de “Ferramentas para a seleção de ovinos geneticamente superiores” devidamente por estar englobado na área de pesquisa do meu projeto de mestrado. Porém os seguintes temas terão participação de outros profissionais, contando com um grande portfólio de colaboradores com grande conhecimento da prática ovina.

     Desejo uma boa leitura a todos, e que esta coletânea possa vir a contribuir com o crescimento da ovinocultura, fornecendo conhecimentos de uma maneira pontual e de pronto uso ao sistema produtivo.

 

Um abraço,

 

Fernando Amarilho Silveira

Livro

Capa do livro impressso.

Clique na imagem acima para acessar o Livro!

E-Book

Clique na imagem acima para acessar o E-book!

Resumo

     As ferramentas de seleção de animais superiores são de fácil aplicação, uma vez detendo o conhecimento da sua prática, interpretação e tomada de decisão. Tal processo seletivo objetiva aumentar os índices produtivos mediante a perpetuação e aumento da proporção de genes favoráveis, em outras palavras, eliminando animais antieconômicos do rebanho. Para facilitar as tomadas de decisão e eleição dos melhores animais, os valores de mérito genético são expressos nas diferenças esperadas na progênie, visando a comparação de animais submetidos as mesmas condições ou condições que possam vir a serem consideradas na identificação da variação genética. Com isso, ao passar dos anos, pode-se acompanhar e prospectar o progresso genético que as características que estão sofrendo pressão de seleção possam atingir. Logo, com esse conhecimento das tendências genéticas o melhorista pode conferir constantemente se o programa de melhoramento genético segue o planejado. Algumas ferramentas práticas para alavancar as avaliações genéticas são os testes de progênie e os testes de performance, sendo cada um deles, dentro da sua complexidade, um passo para as avaliações genéticas mais complexas. Porém para que isso seja possível um bom nível de escrituração zootécnica deve ser tomado como prática rotineira dentro do sistema produtivo, com controle genealógico e acompanhamentos produtivos. Todo esse processo para que se possa conhecer o grau de herança e associação entre as características, como também identificar suas origens genéticas, e ao longo das gerações aumentar a eficiência e a certeza das avaliações genéticas.

Conteúdo

Alicerces do melhoramento genético

Princípio básicos da seleção

Características de importância econômica

Seleção com base nos índices objetivos

Tendências genéticas e sua importância

Programas de melhoramento genético

Teste de progênie e de performance

Escrituração zootécnica

Herdabilidade e correlações genéticas

Entendendo os efeitos diretos, maternos e de ambiente permanente materno

Aplicando as ferramentas de seleção em pequenos rebanhos

Considerações finais

     Todo processo de seleção tem que ser coroado com o real aumento da produtividade, para isso é primordial que além de seguir essas recomendações também haja a discussão desse assunto com outros profissionais, e de preferência, se não for o caso do leitor, buscar auxilio de profissionais da área do melhoramento genético animal.

    Esta preocupação é dada porque vários programas de melhoramento genético não se perpetuaram, e a principal causa foi a má condução e a pouca utilização das informações objetivas. Em outras palavras, as avaliações eram realizadas, as DEPs geradas, e os proprietários seguiam selecionando por fenótipo.

     Então quero que fique gravada a seguinte frase: “O real valor do animal de produção não está em si próprio, mas sim no que ele deixa ao sistema”.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Email

bottom of page